Atualmente a nível da infância a resposta que desenvolvemos é o CATL (Centro de Apoio dos Tempos Livres com sem extensão para almoço), que funciona no período da manhã antes das aulas, no final das aulas com a realização de atividades e acompanhamento ao estudo. Assim como no período de férias o Centro está aberto para receber as crianças e adolescentes para ocupação dos tempos livres.
Em Agosto de 1998, foi criado o Serviço de Apoio Domiciliário para pessoas mais velhas. Esta foi também uma forma de o Centro estar mais próximo da população e dar oportunidade de criar postos de trabalho. Esta é uma resposta social que fornece as refeições, higiene pessoal e habitacional, serviço de enfermagem, acompanhamento médico, apoio na gestão da medicação, através de um protocolo com a Farmácia do Mercado em Amares, visita das irmãs ao domicílio, entre outros serviços. Esta é uma resposta que permite evitar a institucionalização desde que os utentes reunião condições familiares, cognitivas e de saúde que permitam envelhecer em casa por mais tempo.
Há cerca de vinte e tal anos que à Terça e Sexta-feira da parte da manhã, o Centro desenvolve um conjunto de atividades com o objetivo de retirar os idosos da solidão e a lhe dar mais vida. Através da disponibilidade do nosso transporte e alguns através dos seus próprios meios que recebemos os utentes nas nossas instalações para realizarem Ginástica Geriátrica, aulas de música (cantam e dançam), Bóccia, atividades grupais, rastreios de saúde (podologia, diabetes, tensão arterial, etc.), passeios, comemorações de datas festivas (aniversários, desfolhada, vindimas, etc.), eucaristia mensal com almoço convívio, ações de sensibilização, trabalhos manuais, etc.
O Centro Social dinamiza aulas de música nomeadamente de viola e piano. Estas aulas acontecem mediante a disponibilidade das professoras que as lecionam. Geralmente as aulas de piano realizam-se ao sábado de manhã e as aulas de viola à segunda ao final da tarde. Este é uma forma de manter presente o gosto pela cultura e pelas artes.
Uma vez que o centro social surge da presença das irmãs teresianas e do seu trabalho direcionado para a educação, o centro ainda hoje apoia os jovens no sentido de os motivar, incentivar a participar no trabalho e presença na paróquia de Verim. Para além das irmãs teresianas sempre terem tido um papel fundamental na catequese e na formação religiosa, atualmente o centro tem impulsionado e apoiado a que os jovens tivessem participado nas Jornadas Mundiais da Juventude 2023 em Lisboa e neste momento colabora a que estejam presentes no Jubileu de Roma 2025. Há 25 anos as Irmãs levaram a cabo esta iniciativa e curioso que alguns dos jovens de hoje são filhos dos jovens de há 25 anos.
Uma das formas de interagirmos com a comunidade é através de dinâmicas como: o Magusto, a Festa de Natal e o Arraial. Estes são eventos que se realizam há muito anos no Centro Social e envolve não só os utentes como as suas famílias. Sendo Verim uma freguesia pequena, estas são das poucas dinâmicas sociais que existem de forma a que as pessoas possam socializar, conviver, de estar umas com as outras. Nestas festas participam os grupos que frequentam a nossa casa (ATL, Canto do Sol, alunos das aulas de música, grupos musicais convidados).